Rastreamento

Blog

Confira nosso conteúdo

Veja tudo que precisa saber sobre o armazenamento de cargas!

fevereiro 18, 2025

Entre as etapas da operação logística, o armazenamento de cargas se destaca pela sua grande relevância, especialmente para que as mercadorias cheguem em perfeitas condições no seu destino final. Isso porque, é durante essa etapa que muitas mercadorias são guardadas enquanto esperam o momento do transporte, por essa razão, precisam ser estocadas com segurança, organização e eficiência. 

Além do mais, o armazenamento abrange múltiplas técnicas e estratégias cruciais na conservação de cada produto, ainda mais que, a depender da natureza, é necessário adoção de cuidados específicos antes da distribuição.  

Neste contexto, a FD Transportes aborda tudo que você precisa saber sobre o processo de armazenamento de mercadorias. 

O que é armazenamento de cargas?

O armazenamento de cargas é um processo que envolve basicamente a guarda temporária de mercadorias em um local adequado, sendo que, normalmente isso pode ocorrer em um armazém, centro de distribuição ou depósito, até que estejam prontas para transporte ou venda. 

Tipos de armazenamento

Em geral, o armazenamento é dividido conforme alguns aspectos, como as necessidades específicas da mercadoria ou dependendo da organização. Assim, entre os principais podemos destacar:

Armazém geral: Para mercadorias diversas, as quais geralmente não possuem necessidade de condições especiais.

Armazém frigorífico: Para cargas perecíveis, como alimentos e medicamentos, as quais requerem controle de temperatura e umidade específicas.

Armazém alfandegado: Depósitos para mercadorias importadas ou exportadas que aguardam liberação aduaneira.

Autoportante: Utiliza a estrutura da própria estante para sustentação.

Armazenagem automatizada: É realizada com o uso de sistemas robotizados e tecnologia a fim de otimizar a movimentação das mercadorias.

Armazém vertical: Otimiza espaço por meio de estruturas verticais de estocagem.

Cross-docking: Processo em que ocorre a transferência direta de mercadorias sem a necessidade de estocagem prolongada.

Condições fundamentais para um bom armazenamento

De maneira geral, para manter a integridade das cargas, é fundamental considerar alguns fatores e adotar boas práticas que garantem a segurança, eficiência e o bom funcionamento do processo de armazenagem.

Dessa forma, o controle de temperatura e umidade torna-se essencial para evitar danos a produtos considerados sensíveis, como alimentos perecíveis, por exemplo. 

A organização por categoria e rotação de estoque (FIFO e LIFO), promove um armazenamento mais eficiente. 

Além disso, com ventilação e iluminação adequada nas apropriações previne mofo e deterioração. Assim como, a organização e layout eficiente, facilita o acesso às mercadorias quando solicitadas e, consequentemente otimiza o espaço.

E para aumentar a segurança dentro dos locais de armazenamento, o ideal é contar com sistemas de segurança, principalmente por monitoramento de câmeras, controle de acesso e alarmes.

Desafios do armazenamento

Por se tratar de um processo amplo e que carece de determinados tipos de cuidados, podem surgir alguns desafios que precisam ser solucionados para assegurar que o armazenamento seja realizado adequadamente e com eficácia. 

Neste sentido, é de suma importância considerar uma gestão eficiente de espaço, pois ao lidar com vários produtos é indispensável evitar possíveis desperdícios. Além do que, deve-se buscar maneiras de reduzir os custos operacionais, sem que isso comprometa a qualidade dos serviços.

Outrossim, neste processo, é primordial atentar-se com cumprimento das normas de segurança e bem como das regulamentações específicas, visto que, caso contrário, pode ocorrer aplicação de penalidades.

Vale ressaltar ainda, a importância de ser feito um acompanhamento de cada demanda a fim de evitar excesso ou falta de estoque.

Tendências no armazenamento de cargas

Alguns sistemas tecnológicos já vêm sendo implementados nos processos de armazenagem como o WMS (Warehouse Management System), software que gerencia estoques e operações logísticas.

Dessa maneira, outros sistemas têm ganhado espaço como a automação e o uso de inteligência artificial na gestão de estoque. Além da Logística 4.0 com Internet das Coisas (IoT) e análise de dados.

Assim também, uma tendência crescente é a maior integração entre armazenamento e e-commerce para garantir entregas mais rápidas, sobretudo nos centros urbanos. 

E com uma abordagem direcionada a sustentabilidade, tem surgido os armazéns sustentáveis com menor impacto ambiental.

Benefícios de um bom armazenamento

Com o armazenamento estratégico e voltado para boas práticas, garante-se benefícios essenciais neste processo. 

Sendo assim, reduz significativamente a possibilidade de perdas e avarias que geram prejuízos financeiros e impactam negativamente na imagem da empresa. A partir disso, promove outro benefício, a maior eficiência na logística, com operações mais assertivas. 

Um bom armazenamento certamente facilita o controle de estoque, evitando que haja falta de produtos ou excessos deles. Logo, isso é especialmente importante em épocas de alta demanda para algumas empresas.

Portanto, o armazenamento de cargas quando devidamente estruturado assegura maior eficiência na cadeia de suprimentos, reduz custos e melhora a experiência do cliente final.

  • Blog
  • Logística
Voltar para o Blog
Dúvidas?
Entre em contato conosco