Rastreamento

Blog

Confira nosso conteúdo

Transporte para e-commerce: Quais as especificidades dessa operação?

março 14, 2025

O e-commerce é um dos setores que mais tem crescido nos últimos anos, exigindo a adaptação do transporte de cargas a fim de atender as altas demandas. Neste sentido, este segmento possui características únicas que se diferenciam da logística tradicional, pois requer rapidez, eficiência e precisão para que consiga atender às expectativas do consumidor.

Dessa maneira, a FD Transportes aborda quais são as principais especificidades das operações do transporte para e-commerce. 

Transporte para e-commerce

O transporte direcionado para o e-commerce refere-se à etapa da logística responsável por entregar os produtos adquiridos de forma online até o consumidor final. Sendo assim, geralmente envolve a coleta do item no estoque ou centro de distribuição e o mesmo é entregue ao endereço do cliente ou em pontos de retirada. 

Em razão disso, essa operação contempla diferentes modalidades de transporte, como entregas expressas, econômicas, lockers, além de soluções próprias das empresas ou por meio de parcerias com transportadoras especializadas.

Além do mais, devido à exigência dos clientes por entregas rápidas e com rastreamento em tempo real, o transporte para e-commerce carece de eficiência, bom planejamento e deve contar com tecnologia visando garantir agilidade, segurança e redução de custos. 

Logo, por se tratar de uma operação com aspectos únicos, normalmente possui especificidades como:

Rapidez e prazos curtos

Os clientes dos e-commerces desejam que suas encomendas cheguem rápido possível, sendo que, em alguns casos, as entregas podem ser feitas no mesmo dia ou no dia seguinte. 

Contudo, para que isso ocorra eficientemente, é preciso de alguns fatores como centros de distribuição estratégico próximo aos clientes, parcerias com transportadoras ágeis e serviços especializados, além da otimização de rotas e uso de tecnologias de rastreamento em tempo real. 

Última Milha (Last Mile Delivery)

A última etapa da entrega é considerada uma das mais desafiadoras, uma vez que contempla deslocamentos urbanos, trânsito e endereços diversos.

Por essa razão, existem soluções que podem tornar essa etapa mais efetiva, como o uso de lockers e pontos de retirada a fim de reduzir falhas nas entregas. Outro exemplo, é a adoção de veículos alternativos para gerar entregas mais ágeis em centros urbanos. Assim como, o uso de inteligência artificial permite a otimização das rotas de entregas. 

Alto volume e variação de demanda 

De modo geral, o fluxo de pedidos pode modificar bastante, principalmente em períodos sazonais (Black Friday, Natal, Dia das Mães, etc.). Assim sendo, é preciso que haja escalabilidade nas operações com o objetivo de atender picos de demanda, automação de armazéns para melhorar a eficiência, parcerias flexíveis com transportadoras e soluções fulfillment.

Frete competitivo 

Sabemos que o valor do frete influencia diretamente na decisão de compra do consumidor. Posto isso, é de suma importância adotar estratégias que possa torná-lo mais competitivo, tais como:

  • Frete grátis para pedidos acima de um determinado valor, com intuito de aumentar o ticket médio.
  • Integração com múltiplas transportadoras, sobretudo para oferecer opções de custo e múltiplos prazos.
  • Uso de algoritmos para cálculo dinâmico do frete, sendo baseado na localidade e no peso do produto.

Experiência do cliente

Para garantir uma boa experiência do cliente a partir do transporte para o e-commerce, é fundamental a transparência na entrega. Isso porque, os clientes querem saber exatamente onde está o pedido e em tempo real.

Dessa forma, a tecnologia é uma estratégia que auxilia nessa questão por meio de plataformas de rastreamento integradas ao e-commerce; comunicação automatizada via e-mail, SMS ou WhatsApp com atualizações sobre o status da entrega; além da possibilidade de soluções de autoatendimento para consulta e reagendamento de entregas.

Logística reversa

O e-commerce possui taxas de devolução maiores do que o varejo físico, exigindo processos ágeis de logística reversa para troca ou reembolso. Assim, uma política eficiente de trocas e devoluções pode impactar a fidelização do cliente.

Neste contexto, os processos podem ser mais simplificados para devolução, com etiquetas pré-pagas e pontos de coleta. Além do que, a agilidade na análise e bem como do reembolso ajudam a melhorar a experiência do cliente. Ainda também, com a gestão eficiente de estoques permite a reintegração de produtos devolvidos.

Portanto, o transporte para e-commerce é uma operação que precisa ser bem gerenciada para assegurar que seja eficiente, confiável e atenda às expectativas dos clientes.

  • Blog
Voltar para o Blog
Dúvidas?
Entre em contato conosco