Rastreamento

Blog

Confira nosso conteúdo

Organização e layout de armazém: Como maximizar o espaço

novembro 18, 2024

Em geral, maximizar o espaço em um armazém abrange um bom planejamento de layout, aproveitando cada metro quadrado para aumentar a eficiência e facilitar o fluxo de trabalho. Logo, estratégias ajudam a otimizar o uso do espaço, ao combinar sistemas de armazenagem, tecnologia e planejamento com rotatividade de inventário e layout eficiente, sendo pontos chaves para transformar o armazém em um espaço produtivo e bem aproveitado.

Diante disso, para compreender melhor este assunto, a seguir, veja como maximizar o espaço e organizar o layout de um armazém.

Layout de armazém

O layout de um armazém refere-se ao arranjo físico de áreas e equipamentos dentro do espaço para maximizar a eficiência de armazenamento, movimentação e operação. Desse modo, geralmente isso é dividido por tipos de layout, considerando as diferentes zonas funcionais de um armazém, além de sugestões para seu uso otimizado.

Sendo assim, a organização e o layout de um armazém são considerados fundamentais visando melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e otimizar o uso do espaço. 

Em razão disso, entre os principais conceitos e práticas para projetar um armazém funcional e otimizado, maximizando seu espaço, estão:

Mapeamento e planejamento do layout

Primeiramente, defina exatamente a área útil do armazém, excluindo zonas de segurança e de circulação obrigatória. Identifique as diferentes áreas dos armazéns, como recebimento, expedição, armazenamento e preparação de pedidos. A partir disso, possibilita a redução no trânsito e melhora o fluxo de mercadorias.

Dessa forma, para organizar a disposição, considere quais produtos são mais ou menos procurados. Pois, itens de maior rotatividade devem estar mais próximos das áreas de recebimento e expedição a fim de diminuir o tempo de transporte.

Lembrando que os layouts em formato de “U” ou “E” facilitam a movimentação, uma vez que permitem aos itens que entrem e saiam por um mesmo lado, simplificando o fluxo e ocupando menos espaço.

Sistemas de armazenagem vertical

É de suma importância o aproveitamento do espaço vertical com estantes ou racks de vários níveis, assim como mezaninos para criar um segundo nível de armazenamento, garantindo o aproveitamento máximo do armazém, dobrando ou triplicando o espaço.

Assim também, paleteiras e sistemas de prateleiras deslizantes viabilizam as mercadorias serem armazenadas em diferentes alturas, aumentando a densidade de armazenamento. Além do que, torna-se interessante o uso de estruturas que possam ser  ajustadas conforme a necessidade.

Classificação e organização de inventário

Classifique os produtos com base em sua importância ou demanda, conforme o método ABC (A: alta demanda, B: média, C: baixa). Sendo assim, produtos A ficam mais acessíveis, produtos B em posições intermediárias e produtos C em áreas menos centrais.

Outro método útil, especialmente para rotatividade de estoque, é o sistema FIFO e LIFO. Neste sentido, o FIFO (Primeiro a entrar, primeiro a sair), geralmente um sistema utilizado para produtos perecíveis; enquanto o último a entrar, primeiro a sair, LIFO, pode ser usado para itens não perecíveis.

Além do mais, a consolidação de itens menores em contêineres ou paletes, possibilita o aproveitamento melhor do espaço.

 Uso de tecnologia e automação

Um software de WMS (Sistemas de Gerenciamento de Armazém) ajuda a monitorar e organizar o inventário, otimizando o espaço, aumentando a eficiência, orientando onde cada item deve ser armazenado com base em sua rotatividade.

Os sistemas de picking automatizados ou robôs de armazenamento e recuperação (AS/RS) permitem armazenar mais produtos em menor espaço com eficiência.

Em geral, para um controle rápido e preciso, os códigos de barras e RFID facilitam a localização e movimentação dos itens, visto que, a identificação rápida reduz o tempo de busca e de inventário.

Vale frisar que, usar AGVs para transportar produtos, ajuda a otimizar o fluxo e economiza espaço dedicado ao tráfego humano.

Redução de espaço ocioso e melhoria do aproveitamento de área

Para maximizar o espaço do armazém, torna-se crucial evitar espaços vazios com containers, caixas e pallets que se ajustem aos produtos, eliminando lacunas. Descartes estoques obsoletos e antigos, pois ocupam espaço que poderia ser utilizado para itens com maior demanda.  Assim, estabeleça um processo de descarte ou venda para liberar espaço.

Quando o equipamento permitir, opte por corredores mais estreitos, porém o suficiente para a movimentação segura.

Ademais, revise periodicamente o layout para adaptar-se a novas demandas e evitar áreas subutilizadas ou congestionadas.

Portanto, a criação de um layout eficiente e uma boa organização são primordiais para o sucesso de um armazém. Por isso, ao adotar estratégias ajudam a otimizar o uso do espaço e aumentam a eficiência das operações. 

  • Blog
  • Logística
Voltar para o Blog
Dúvidas?
Entre em contato conosco